Acompanhamento de Safra

O acompanhamento sistemático da produção e do mercado dos principais produtos agrícolas é de importância estratégica para o Estado. O conhecimento das expectativas de produção e dos estádios de desenvolvimento das culturas fornecem subsídios importantes para o planejamento da produção, armazenamento e distribuição dos produtos. As informações do monitoramento da produção e do mercado são, portanto, fundamentais para se identificar as tendências, avaliar investimentos, prospectar mercados, além de servir como importante instrumento para a formulação e aplicação de políticas públicas e, eventualmente, de mitigação de consequências, quando essa evolução for comprometida por fatores econômicos e ambientais.

O objetivo do acompanhamento é disponibilizar informações precisas e em tempo hábil para monitoramento do mercado e da produção. A evolução das safras e dos preços constitui informação estratégica, de grande interesse por parte dos agricultores e de suas organizações, além de contribuir para a formulação de políticas públicas.

No InfoAgro é possível acompanhar as culturas agrícolas de Santa Catarina, por tipo de safra, ano safra, microrregião do IBGE e municípios, com informações sobre estimativa e evolução da área, rendimento médio e produção, bem como comparativos entre os anos.

As safras já encerradas (colhidas) são apresentadas por município, microrregião do IBGE e Unidade de Gestão Técnica da Epagri (UGT). A safra atual, por se tratar de estimativa, é apresentada somente de forma totalizada do estado.

Levantamento da Olericultura - Região de Florianópolis

O Levantamento da Olericultura realizado na abrangência da Unidade de Gestão Técnica da Epagri da Grande Florianópolis (UGT 7), objetivou colher dados acerca das principais culturas olerícolas produzidas e comercializadas na região. A pesquisa foi realizada no período de referência de julho de 2018 a junho de 2019 abrangendo 20 municípios da UGT 7. Este estudo obteve dados de produção/comercialização por cultura, número de estabelecimentos agropecuários envolvidos e valor de venda dos 17 produtos olerícolas mais importantes para a região da Grande Florianópolis.

As informações fazem ainda distinção entre três sistemas de produção existentes: convencional, orgânico, e plantio direto de hortaliças (SPDH). O levantamento preencheu algumas lacunas existentes relativas a informações agropecuárias estratégicas ao mercado de olerícolas, um dos setores do agronegócio mais importantes e promissores da região.

Boletim Agropecuário

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa), unidade de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), publica mensalmente o Boletim Agropecuário on-line. Ele reúne as informações conjunturais de alguns dos principais produtos agropecuários do estado de Santa Catarina.

O documento apresenta, de forma sucinta, as principais informações conjunturais referentes ao desenvolvimento das safras, da produção e dos mercados para os produtos selecionados. Para isso, o Boletim Agropecuário contém informações referentes à última quinzena ou aos últimos 30 dias. Em casos esporádicos, a publicação poderá conter séries mais longas e análises de eventos específicos.

Além das informações por produto, eventualmente poderão ser divulgados neste documento textos com análises conjunturais que se façam pertinentes e oportunas, chamando a atenção para aspectos não especificamente voltados ao mercado. O Boletim Agropecuário pretende ser uma ferramenta para que o produtor rural e suas organizações possam vislumbrar melhores oportunidades de negócios. Visa, também, fortalecer sua relação com o mercado agropecuário por meio do aumento da competitividade da agricultura catarinense. Esta publicação está disponível em arquivo eletrônico no site da Epagri/Cepa, https://cepa.epagri.sc.gov.br/. No site podem ser resgatadas também as edições anteriores.