O acompanhamento sistemático da produção e do mercado dos principais produtos agrícolas é de importância estratégica para o Estado. O conhecimento das expectativas de produção e dos estádios de desenvolvimento das culturas fornecem subsídios importantes para o planejamento da produção, armazenamento e distribuição dos produtos. As informações do monitoramento da produção e mercado são, portanto, fundamentais para se identificar as tendências, avaliar investimentos, prospectar mercados, além de servir como importante instrumento para a formulação e aplicação de políticas públicas e, eventualmente, de mitigação de consequências, quando essa evolução for comprometida por fatores econômicos e ambientais.

O objetivo do acompanhamento é disponibilizar informações precisas e em tempo hábil para monitoramento do mercado e da produção. A evolução das safras e dos preços constituem informação estratégica, de grande interesse por parte dos agricultores e de suas organizações, além de contribuir para a formulação de políticas públicas.

No InfoAgro é possível acompanhar as culturas agrícolas de Santa Catarina, por tipo de safra, ano safra, microrregião do IBGE e municípios, com informações sobre estimativa e evolução da área, rendimento médio e produção, bem como comparativos entre os anos.

As safras já encerradas (colhidas) são apresentadas por município, microrregião do IBGE e Unidade de Gestão Técnica da Epagri (UGT). A safra atual, por se tratar de estimativa, é apresentada somente de forma totalizada do estado.